Buscar
  • Revista Siga

31ª edição do Salão de Humor abre para visitas no Memorial Getúlio Vargas

Exposição segue até 7 de novembro; Alexandre Geraidine, um dos fundadores do concurso, é o homenageado nesta edição


A 31ª edição do Salão de Humor de Volta Redonda está aberta para visitas até o dia 7 de novembro, de segunda a sexta-feira, de 08h às 17h, no primeiro andar da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, no Memorial Getúlio Vargas, na Vila Santa Cecília. A cerimônia de abertura ocorreu na noite dessa quinta-feira (14).


A exposição reúne cartuns, caricaturas, charges e quadrinhos. A seleção dos trabalhos foi organizada pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC). Uma comissão julgadora fez a seleção das obras para as premiações.



De acordo com a secretaria, mais de 120 artistas de todo Brasil se inscreveram nesta edição, que presta uma homenagem a Alexandre Geraidine, primeiro funcionário da secretaria de Cultura de Volta Redonda, e um dos criadores do Salão de Humor, que faleceu em julho deste ano.


A mostra dedicada a Geraidine foi inaugurada no segundo andar da biblioteca municipal, junto à sala cultural – antigo auditório – que a partir de agora leva o nome do funcionário público. Familiares de Alexandre Geraidine participaram do cerimonial de abertura.


O secretário de Cultura de Volta Redonda, Anderson de Souza, destacou que o antigo auditório foi ressignificado em homenagem a Geraidine abrigando além da galeria de arte, um espaço multiuso para atender a todos os segmentos culturais, como dança, literatura, teatro, cinema, oficinas de arte e palestras.


“Alexandre Geraidine sempre foi um defensor do patrimônio cultural e da preservação da memória da nossa cidade, foi um dos que lutaram pelo tombamento do Cine 9 de Abril, por exemplo. Foi o primeiro servidor na área cultural criando projetos de incentivo e fomento das artes, é uma justa homenagem o que estamos fazendo em sua memória”, disse o secretário.


Também estiveram presentes na abertura o assessor especial de governo Deley de Oliveira – representando o prefeito Antonio Francisco Neto– as secretárias municipais de Esporte e Lazer (Smel), Rose Vilela, de Planejamento (Seplag), Cora Peixoto e a coordenadora da Juventude de Volta Redonda, Larissa Garcez. Além das representantes da cadeira de literatura do Conselho Municipal de Cultura, Raquel Leal e Elisa Carvalho.


A viúva de Alexandre Geraidine, Angélica Spinola, acompanhada dos filhos Daniel e Sara, comentou que recebeu com muita honra a homenagem da secretaria de Cultura. “Alexandre foi um grande defensor do patrimônio cultural da nossa cidade. Ele gostava de atuar nos bastidores sendo um grande profissional. É com muito carinho que recebemos essa homenagem em sua memória”, disse Angélica.


Exposição infantil ‘Eu amo livros’

No subsolo da Biblioteca Municipal Raul de Leoni a mostra “Eu amo livros” também foi aberta ao público nessa quinta (14) e pode ser conferida também até 7/11. Crianças até 12 anos enviaram desenhos sobre a temática, todos os trabalhos enviados foram selecionados para a exposição.


Protocolo de prevenção ao novo coronavírus

Obedecendo ao protocolo de prevenção à Covid-19 para visitar a exposição é obrigatório o uso de máscara durante toda a permanência no espaço. Nas entradas dos ambientes está sendo disponibilizado álcool 70% (em gel) para a higienização das mãos.

0 comentário