Buscar
  • Revista Siga

Barra do Piraí faz adesão à compra direta de vacinas pela Frente Nacional de Prefeitos


Mais uma vez, Barra do Piraí sai na frente e faz adesão ao consórcio formado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para a compra direta de vacinas contra a Covid 19. A entrada da cidade, a primeira da região, ocorreu após reunião técnica feita por videoconferência, na noite de segunda, 01 de março.

O grupo decidiu promover a reunião após o Supremo Tribunal Federal (STF) acolher pedido da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para que governadores e prefeitos pudessem adquirir vacinas diretamente, sem intermédio do Ministério da Saúde. O documento do STF passa a valer a partir do momento em que o Plano Nacional de Imunização (PNI) não esteja sendo cumprido ou quando houver escassez de vacina.

Para o secretário Municipal de Saúde, Wagner Teixeira, os dois pontos estão "em defasagem", uma vez que os municípios estariam recebendo pequena quantidade de doses da vacina. Ele lembrou da compra feita pelo município, ainda em janeiro, do quantitativo de 40 mil doses.

"Somente com este número, Barra do Piraí iria imunizar 20 mil pessoas; correspondente a todos os mais de 13 mil idosos acima dos 60 anos, como exemplo. Mas, estamos enfrentando esta burocracia, o que compromete a imunização de grande parte da população, mesmo já tendo compradas as 40 mil doses. Não as recebemos pois o Ministério da Saúde decidiu ficar com todas elas, como vimos no cenário nacional, para a distribuição a partir da esfera da União", explica Wagner.

O chefe da pasta ainda fez menção à decisão do STF e a vanguarda de Barra do Piraí em pontos como este. "Fomos o primeiro município a comprar a CoronaVac, e, agora, mais uma vez, entramos na listagem da Frente Nacional de Prefeitos. Isso mostra o nosso desejo de acabar com este vírus, que, há um ano, assola todo o mundo. A Saúde tem pressa, e nós não podemos 'dormir no ponto'. É mais uma vitória contra a morosidade do Ministério da Saúde", completa Wagner.

0 comentário

© 2014-2020 Todos os direitos reservados

Contato​:

Pauta: jornalismosiga@gmail.com

Comercial: sigamidia@gmail.com

  • Facebook ícone social
  • Instagram