Buscar
  • Revista Siga

Barra Mansa inaugura reforma do Palácio Barão de Guapy

Imóvel construído em 1861 é o mais rico exemplar neoclássico do município


Foi inaugurada nesta sexta-feira, 15, uma das mais importantes obras já realizadas no Sul Fluminense. Trata-se da reforma do Palácio Barão de Guapy e sua integração ao Parque Centenário e à Avenida Beira Rio - área denominada Corredor Cultural. A entrega oficial deste importante monumento histórico-cultural faz parte das comemorações dos 189 anos de Barra Mansa, celebrado no último dia 03.


Segundo o secretário de Planejamento Urbano, Eros dos Santos, a execução desta obra foi muito trabalhosa, mas com um final feliz. “A obra com um olhar técnico foi um grande desafio. Tivemos alguns contratempos, como o não cumprimento do que estava no contrato por parte da empreiteira que inicialmente ganhou a licitação. Junto à Caixa Econômica Federal, fizemos um novo alinhamento com a empresa, que novamente não cumpriu o combinado. Então, entendemos que houve abandono da obra e iniciamos uma nova programação com outra licitação. Com uma nova empresa à frente, avançamos e concluímos para podermos entregar este patrimônio tão importante para o município”, revelou; acrescentando sobre os detalhes do serviço:


“A reforma teve uma atenção diferenciada. Com postes republicanos, o entorno foi mais valorizado. Também foram feitas as recuperações de portas e janelas, mantendo toda a riqueza de detalhes que compõem a arquitetura do imóvel”, completou Eros.


O Palácio Barão de Guapy não passava por uma reforma de grande dimensão desde a década de 1980. As obras atuais foram iniciadas no fim de 2017, por meio de convênio entre a Prefeitura e o Ministério das Cidades firmado em 2015, através de emenda parlamentar ao Orçamento Geral da União.


Avenida Beira Rio

Paralelamente, a Prefeitura executou a urbanização da Avenida Beira Rio, atrás da Câmara Municipal. Após as intervenções, se transformou em um espaço de eventos, como o carnaval, roda de samba e encenação de espetáculos teatrais infantis, além de consolidar a gastronomia dos foods trucks. Tudo isso com a oportunidade de contemplação do Rio Paraíba e da Ponte dos Arcos.


Parque Centenário

Já o Parque Municipal Centenário, o Jardim das Preguiças, que também compõe o conjunto de obras, recebeu intervenções em seu interior e entorno. As calçadas foram alargadas, o terminal de coletivo transferido para a Avenida Beira Rio, os postes passaram por vistoria, assim como a rede de iluminação elétrica, os bancos reformados, o piso recuperado e as espécies arbóreas identificadas. O processo envolveu as Secretarias de Manutenção Urbana e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

0 comentário