Buscar
  • Revista Siga

Chuvas deixam Volta Redonda e Barra Mansa em Estado de Alerta


Em Volta Redonda, as equipes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC-VR) realizaram nesta segunda-feira, dia 7, vistoria em seis áreas de risco do município, localizadas nos bairros Vila Brasília, Belo Horizonte, Retiro e Padre Josimo. O objetivo é fazer o acompanhamento das áreas, por conta das chuvas que atingem o município nos últimos dias.


Os técnicos da Defesa Civil atenderam seis ocorrências pela manhã. Dentre as solicitações, eles verificaram problemas como infiltração e estrutura de imóvel comprometida, além do desabamento de um escadão.


O Rio Paraíba do Sul estava em torno de 40 cm acima do nível normal – estado moderado, segundo a Defesa Civil, que mantém o monitoramento constante. De acordo com o coordenador do órgão, Bruno Ribeiro Soares, apesar da chuva, foi recebida apenas uma solicitação no último fim de semana, período em que choveu o acumulado de 35mm.


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê para esta terça-feira, dia 8, tempo encoberto com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, além de ventos de intensidade fraca durante todo o dia. De acordo com Inmet, a temperatura vai variar entre 20ºC e 23ºC, com umidade mínima de 80% e máxima de 100%.


Para ter acesso aos alertas da Defesa Civil de Volta Redonda, o morador deve se cadastrar enviando um SMS para o número 40199, apenas com o número do CEP de sua residência. A partir daí, o usuário passa a receber os alertas pelo celular, sobre riscos de desastres naturais. Esse serviço é gratuito.


O município de Barra Mansa está em estado de alerta em função das chuvas que caem em todo o Estado do Rio. De acordo com informações da Defesa Civil o acumulado de chuvas de 8 horas da última sexta-feira (04) até as 8 horas desta segunda-feira (07) é de 53,1 mm.


Apesar da intensidade das chuvas até o momento, segundo o coordenador da Defesa Civil, Jonas Rodrigues Leite, foi registrada apenas a queda uma árvore na estrada São Judas Tadeu. A Secretaria de Manutenção Urbana está trabalhando para normalizara situação. “Neste período do ano é comum o forte calor acompanhando de pancadas de chuvas à tarde e à noite. Por isto, a Prefeitura estruturou um Plano Emergencial composto por representantes de todas as secretarias a fim de atuar em eventuais alagamentos, movimentação de terra ou outro desastre natural que possam vir a ocorrer”, destacou o coordenador, ressaltando que as equipes do órgão estão percorrendo os locais que rotineiramente são mais afetados pelas chuvas.


O secretário de Ordem Pública de Barra Mansa, William Pereira, disse que embora o município estar preparado para possíveis transtornos, os cidadãos que moram em áreas de riscos devem redobrar a atenção neste período. Disse ainda que foram disponibilizados telefones que funcionam durante 24 horas para emergências. São eles: 199, 193, 192 e o wahtasApp (24) 998343603.


De acordo com informações do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais), órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, ainda há previsão de chuva no município, embora com menos intensidade, até a próxima quarta-feira (10).


0 comentário