top of page
Buscar
  • Foto do escritorRevista Siga

Entrevista com o Deputado Estadual eleito Munir Francisco


Ele é voltaredondense, 59 anos, estudante do Colégio Macedo Soares e quase Engenheiro químico, estudando em Lorena/SP, não chegou a se formar. É com muita satisfação que faço esta entrevista com o Deputado Estadual eleito, Munir Francisco. Ele me recebe com um abraço, aliás toda a equipe do Munir é muito atenciosa, um bom cafezinho, amenidades, e vamos trabalhar.


Uiara Araújo: Agora você é um Deputado Estadual eleito, lá em Lorena/SP, estudando Engenharia, imaginava que seu futuro poderia ser esse?

Munir Francisco: Não, em 1980 comecei mesmo estudando a trabalhar na Neto Esportes, prestei o vestibular, passei, e fui para Lorena, mudei até o curso fui fazer Engenharia Industrial, eu tinha 17 anos, fiquei lá dois anos. Morando sozinho, cheio de amigos...meu Pai me ligou e disse: “Venha embora que você não está estudando nada”. (risos). Aí voltei e fui estudar Engenharia Civil e trabalhando no comercio, aí parei de estudar.


UA: Como foi o início de sua trajetória na política?

MN: Em 1986, meu irmão Neto (Antônio Francisco Neto, atual Prefeito de Volta Redonda), entra para a política como deputado estadual, ajudei nas campanhas, inclusive as de prefeito. Fui conselheiro de Voltaço e em 1999 eleito presidente do clube comercial, fiquei doze anos como presidente.


Munir me indaga: “Você sabia que não foi o Neto quem me trouxe para a Secretaria municipal de Ação Comunitária?”, foi o ex-prefeito Gottardo, que assumiu a prefeitura em 2005 e me trouxe. Eu e Gottardo somos amigos de infância, fundamos inclusive o primeiro clube empresa do Brasil (risos), o BEMAMUGO (risos). Beto, Mário, Munir e Gottardo, usamos as iniciais.


UA: Além do Neto, você se espelhou no seu pai para se identificar tanto com a secretaria de ação comunitária? (Seu Nadim, pai do Munir, foi uma referência em cuidar das pessoas menos favorecidas)

MN: Claro, até hoje é, inclusive o nosso trabalho com as pessoas em situação de rua, é totalmente espelhado no meu Pai. Eu brincava, temos estrutura e meu Pai fazia isso sozinho. Em 2009, o Neto voltou para a prefeitura e me manteve.


Uiara Araújo: Munir me mata uma curiosidade, como você consegue separar o “Neto irmão” do “Neto prefeito”?

Munir Francisco: Separo bem isso, quando tenho que despachar, o trato como prefeito, é um relacionamento respeitoso e profissional.


UA: Mas afinal, e o Munir político, como aconteceu?

MF: Eu estava em Angra dos Reis, trabalhando na Assistência Social, onde só fiz amigos, em 2018, o Neto me ligou, era o último dia para desincompatibilizar, falei, não vou, mas o Neto, me convenceu, Ele ligou para o prefeito Fernando Jordão, desincompatibilizei e vim para Volta Redonda pensar e em 2018 fui candidato. Fiz um mês de campanha, tive perto de 19.000 votos, me achei bem votado. Voltei para loja, Neto se reelegeu em 2021, reassumi a SMAC, pegamos a secretaria destruída, tivemos que reconstruir quase tudo. Aí o Neto disse, vamos tentar de novo, eu não resisti, eu queria esse desafio.


UA: Você tinha certeza de que se elegeria?

MF: Não, mas sabia que vinha bem, que iria disputar. Foi uma eleição difícil, muitos candidatos com dinheiro e nós sem dinheiro, trabalhando no amor, com muita gente nos ajudando e graças a Deus deu certo.


Uiara Araújo: O que você ouviu de mais importante da população pelas ruas? Munir Francisco: Primeiro o prestigio do Neto, onde eu andava, sempre alguém dizia, você é irmão do Neto, então vou votar em você e claro o trabalho da SMAC, o povo sempre o reconheceu.


UA: Qual a prioridade de Munir como Deputado?

MF: O Neto pegou a Cidade totalmente destruída, inclusive com pagamentos atrasados, está reconstruindo Volta Redonda, e a população sabe que é importante ter uma pessoa na ALERJ (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) que ajude e muito o Neto a reconstruir nossa Cidade e dar uma qualidade de vida melhor, não só para Volta Redonda e sim para todo o Sul Fluminense.


UA: Deputado eleito, respeitado, irmão do Neto, você pretende também disputar a prefeitura de Volta Redonda?

MF: Não! Fui eleito deputado, pretendo trabalhar para corresponder a expectativa do povo que me elegeu e Volta Redonda, tem o Neto, O MELHOR PREFEITO DO BRASIL.


Uiara Araújo: Munir, deixe uma mensagem à população:

Munir Francisco: Gratidão não prescreve, obrigado a todos que votaram em mim, e creiam, nunca vou decepcioná-los.

0 comentário
bottom of page