Buscar
  • Revista Siga

Entrevista com o Presidente da APAE/BM, Luiz Alberto Feijó


Meio século de bons serviços prestados a todos, Maio marcou os 50 anos da APAE de Barra Mansa, a Revista Siga, conversa nessa edição com o Presidente da APAE /BM, Luiz Alberto Feijó (foto), que abriu a nossa conversa explicando o que é a APAE:


"É uma Associação de Pais e Amigos, sem fins lucrativos que atende pessoas com deficiência intelectual e/ou múltiplas. Localizada bem na entrada da Cidade de Barra Mansa no chamado "trevo do amor“.


Como foi criada a APAE? "Foi um movimento de Pais e amigos que buscavam um lugar que pudesse atender pessoas com Deficiência”, explicou Feijó.


Pedimos ao Presidente da entidade que esclarecesse algo que quase todos perguntam, a APAE é uma entidade pública ou privada? Feijó quase não espera o fim da pergunta e rapidamente esclarece " é privada e sem fins lucrativos". Mas se não tem fins lucrativos, como conseguem manter um trabalho tão importante, com profissionais, uma sede que além de bonita , espaçosa , funcional e muito bem cuidada ? "Isso, explica Feijó, só é possível através de doações, eventos, convênios com o Município para sessão de profissionais da educação, com a FIA (Federação da Infância e Adolescência), SUS, repasse do PDD, SAS.


A APAE tem um trabalho que começa bem cedo, o atendimento é a partir de zero mês de vida, encaminhados pelos médicos pediatras ou outros serviços, transferência, demanda espontânea. Para se ter uma noção do trabalho, Feijó nos diz que a APAE/BM tem hoje 229 assistidos.


E já que esse ano é festivo, o Presidente nós conta o que ainda vai acontecer na entidade em 2021" a tradicional festa Julina- ARRAIÁ VIRTUAL DA APAE, Semana Nacional da Pessoa com Deficiência onde serão realizadas Lives com palestrantes de várias partes do País, programação para os assistidos e Ação de Graça. O assunto inevitável chega, e a pandemia, como ficou a entidade no meio dela? Feijó faz uma pausa e fala " manteve os atendimentos de forma remota. Os Atendimentos de emergência foram garantidos presencialmente. A equipe Pedagógica vem trabalhando em regime de rodízio, uma vez que os alunos estão recebendo atividades em casa, é bom esclarecer que em momento algum deixamos de atender durante esse tempo.


Agradecemos muito ao Presidente, parabenizamos a entidade tão querida e importante em nome de nossa equipe e leitores e claro deixamos Feijó a vontade para fechar a nossa conversa:


"Completamos 50 anos de APAE , no dia 22 de Maio, nosso trabalho visa garantir Atendimento gratuito e de qualidade para as pessoas com Deficiência, buscando sempre proporcionar melhor qualidade de vida para o Deficiente e sua família. Temos uma equipe multiprofissional formada por: Médico, Assistente Social, Psicóloga, Fisioterapeuta, Fisioterapeuta Respiratória, Fonoaudióloga, Terapeuta Ocupacional, Psicopedagoga, Pedagoga e Professoras. Temos os serviços de estimulação precoce, salas temáticas, oficinas (para maiores de 16 anos), Sala de apoio a inclusão social e educacional (SAIES) serviço oferecido aos alunos que estão matriculados na rede regular de ensino. Mercado de trabalho (busca a inserção deles no mercado de trabalho bem como o nosso acompanhamento), Educação Física, Capoeira, Música, Arte, Natação, Atividades Aquáticas e Expressão Corporal”, conclui o Presidente.

0 comentário