Buscar
  • Revista Siga

Maior muro grafitado da América Latina é inaugurado em Barra Mansa


Foi entregue na manhã desta quarta-feira (21) o maior muro de graffiti da América Latina, em Barra Mansa. Com uma extensão de 8,5 mil metros quadrados, a obra pode ser conferida no bairro Saudade e é uma iniciativa da empresa ArcelorMittal, em parceria com a Fundação Cultura. O projeto foi iniciado no dia 05 deste mês e contou com a participação de nove artistas urbanos de diferentes regiões do país. Um concurso foi promovido em junho deste ano com votação popular.


A participação do público ultrapassou os 170 mil votos e elegeu dois artistas para se juntarem a equipe, Ju Angelino e Junior Asmoun, dos estados do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul, respectivamente. Os outros sete urbanistas integrantes do projeto são Agrade Camiz, Juliana Fervo, Dolores Esos, Miguel Alfa, Leandro Raios, Kajaman e Rick Fire,sendo este o único da região.


O presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo, destacou a importância da obra feita em Barra Mansa, não somente para a região, mas também a nível nacional e mundial. “Este trabalho tem um impacto muito grande na silhueta urbana da nossa cidade. A gente fica muito feliz em trazer para cá uma obra tão grande que coloca Barra Mansa no cenário da arte urbana no mundo. Isso consolida ainda o município como uma cidade criativa”, frisou Bravo.


A diretora de Negócios Industriais da ArcelorMittal, Tatiana Nolasco, explicou o objetivo de entregar ao município esse projeto. “A nossa empresa, com apoio da prefeitura municipal, sempre buscou desenvolver a cultura na cidade. Com a pandemia tivemos que pausar as atividades, daí veio a ideia de executar essa gigantesca obra. Sem dúvidas deixaremos um importante legado como empresa para o município. Além disso, transformamos um muro cinzento em colorido, trazendo mais alegria e vida para a comunidade”, disse.


O projeto foi realizado pela Fábrica de Graffiti e a entrega contou com a participação do produtor executivo Victor Canesso. “Foi uma honra poder fazer parte desse projeto que já está causando grande impacto no município. Essa iniciativa vai humanizar mais essa área que é industrial trazendo mais cor e vida, através da arte”, garantiu.


O artista local, Rick Fire, contou que ficou com aproximadamente 300 metros do muro e ele foi o responsável por grafitar as simbologias de


Barra Mansa. “Pela primeira vez em 22 anos de profissão eu participei de um projeto tão grande, com uma magnitude tão significativa. Por ser da região eu busquei colocar os principais elementos da cidade e acredito que as pessoas aprovaram. Foi emocionante e enriquecedor contribuir com essa iniciativa que sem dúvida ficará marcado nas vidas de nós artistas e também dos munícipes”, refletiu o artista.


Ao final da cerimônia, os presentes puderam contribuir com o projeto. Aproximados sete metros do muro foi reservado para que os colaboradores da empresa e representantes da prefeitura grafitassem e deixassem sua marca nesse gigantesco muro.

© 2014-2020 Todos os direitos reservados

Contato​:

Pauta: jornalismosiga@gmail.com

Comercial: sigamidia@gmail.com

  • Facebook ícone social
  • Instagram