Buscar
  • Revista Siga

Organização e Integração de Conscientização Negra de BM (OICN), Anuncia 8° Edição da Feira Afro

Atualizado: há 6 dias


A Presidente da OICN , Silvana Maria Almeida de Carvalho (Foto), conversou com a revistasiga.com e falou da importância e objetivos da Feira Afro , que será realizada no dia 20 , Dia Nacional da Consciência Negra , no Corredor cultural , em frente ao Palácio Barão de Guapi:


"A feira Afro de Barra Mansa se iniciou em 2014 por iniciativa da Organização e Integração de Conscientização Negra de Barra Mansa, a partir de um grupo de mulheres , que se reuniu para tratar da participação da marcha das mulheres negras em Brasília.

A Feira Afro , passou a fazer parte do calendário cultural da Cidade e a partir daí, principalmente as duas últimas , passou a ter um apoio maior da Fundação Cultura de Barra Mansa, hoje Presidida pelo Marcelo Bravo"


Perguntamos a Silvana se o objetivo da Feira Afro é Comemorar o dia 20 de Novembro?


" O objetivo da feira , disse a Presidente da OICN, não é só comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra, mas é uma data muito significativa para nós por ser uma data de Resistência, foi isso que Zumbi fez e nos deixou essa marca do povo preto que é resistir. Nós resistimos a todos os ataques que sofremos no dia a dia".


Mas melhorou a questão da igualdade ?


" Silvana explica: falam em igualdade , que não existe racismo, mas ainda faltam leis para nos amparar, nos proteger e nos impulsionar, como é o caso das cotas raciais"


Silvana ressalta que essa luta tem que ser de todo o povo Brasileiro:


" Essa luta é sim de todo o povo , não pode ser uma luta só de instituições de movimentos negros, que por sinal é um movimento que nos assegurou estarmos de pé até os dias de hoje. A nossa luta hoje , é contra o racismo, anti-racista e depende do movimento negro, das instituições sociais , das instituições privadas e públicas , enfim uma luta de todos. É uma união , um esforço que precisamos para combater o racismo a todos os momentos , principalmente nas famílias, o combate ao racismo começa na infância e nós precisamos conscientizar as famílias sobre como educar seus filhos para as práticas não racistas que infelizmente estão impregnadas na sociedade Brasileira".


A Presidente da OICN ressalta mais uma vez a importância da adesão de todos nessa luta:


" Em Barra Mansa , essa luta é da OICN, das igrejas ,das escolas ,da gestão pública, da gestão privada, de todos os conselhos , porque a Questão racial, permeia toda a população , todos os órgãos , todas as instituições".


A Revista Siga questiona se houve ou não avanço nessa luta ? Silvana explica :


" Em Barra Mansa , nós temos avançado bastante nessa luta anti-racista, mas essa é uma luta que veio de muitos anos passados , por pessoas que hoje não estão mais entre nós, mas a construção é assim, cada um desenvolvendo um pouco, cada um desenvolvendo seu papel e hoje nós podemos dizer que o Município de Barra Mansa é um dos pioneiros da Região na política de igualdade racial. Para isso naturalmente , nós temos além de vários outros agentes do movimento negro, temos também uma Vice Prefeita que é Negra , Professora Fátima Lima e temos também uma gerência de igualdade racial, temos um conselho voltado para a política integral das relações étnicas raciais . Precisamos sempre estar fazendo ajustes , mas isso faz parte do processo de crescimento, finalizou Silvana".




0 comentário