Buscar
  • Revista Siga

Volta Redonda inicia Campanha de Vacinação Antirrábica Animal


A Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou neste sábado, dia 24, o primeiro dia da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal. A vacina, que foi disponibilizada em nove locais da cidade entre Unidades Básicas de Saúde e praças públicas, é gratuita e aconteceu de 8h às 16h. O esquema de vacinação será realizado ainda em outros quatro sábados.


Foram mobilizados cerca de 30 profissionais, entre médicos veterinários, agentes de saúde, agentes de endemias e estudantes de medicina veterinária voluntários. Mais de 4 mil animais foram vacinados, superando a meta para esse primeiro dia de vacinação, que era de imunizar 3.500 animais . A expectativa é vacinar aproximadamente 22 mil animais durante toda campanha, entre cães e gatos.


Sônia de Almeida, 43 anos, moradora do bairro São Luiz, levou sua cadela Mel para vacinar, como faz todos os anos. “Os animais de estimação são parte da nossa família e manter o calendário de vacinação em dia representa os cuidados que precisamos ter com eles. Eu levo a minha cadela todos os anos para vacinar”, disse Sônia.


A gata Gorethe também foi receber a sua dose de vacina e não deu trabalho para a sua tutora, Maria Aparecida de Souza. “Todos os anos ela vem vacinar, já está até acostumada. Cuidar da saúde dela é uma forma de agradecer o carinho que recebo todos os dias. Ela é a minha companheira diária”, disse a dona de casa.


A raiva é uma doença que não tem cura, por isso a importância das campanhas de prevenção. A Secretaria Municipal de Saúde orienta que a população colabore levando seus animais ao longo do dia, a fim de evitar aglomeração de pessoas. Outra recomendação importante é evitar que o animal seja levado por uma criança, para evitar acidentes.


Neste sábado a vacinação aconteceu nos seguintes bairros: Caieiras, Nova Primavera, Parque do Contorno, São Luiz, Candelária, Dom Bosco, São Sebastião, Santa Cruz e Santa Rita do Zarur.


Já para o próximo dia 31 a ação acontecerá nas Unidades Básicas de Saúde dos seguintes bairros: Eucaliptal, Conforto , São Lucas , 249, Ponte Alta, Siderlândia, e Jardim Belmonte. Já no bairro Jardim Ponte Alta a vacinação acontece na sede do Prefeitura + Presente.


A secretária de Saúde de Volta Redonda, Flávia Lipke, ressaltou a importância da Campanha. “Os animais necessitam das vacinas para terem uma vida longa e saudável. Por isso é tão importante fazer todas as vacinas, inclusive a antirrábica, que é disponibilizada gratuitamente. A Campanha de Vacinação é uma medida preventiva e de essencial importância, pois a raiva é uma moléstia terrível, que pode levar a óbito se não atendida a tempo”, disse a secretária.


Confira os locais de vacinação para o próximo sábado, dia 31:

Eucaliptal – Unidade Básica de Saúde

Conforto – Unidade Básica de Saúde

São Lucas – Unidade Básica de Saúde UBS

249 – Unidade Básica de Saúde

Ponte Alta – Unidade Básica de Saúde

Jardim Ponte Alta – Unidade do Prefeitura + Presente

Siderlândia – Unidade Básica de Saúde

Jardim Belmonte – Unidade Básica de Saúde


© 2014-2020 Todos os direitos reservados

Contato​:

Pauta: jornalismosiga@gmail.com

Comercial: sigamidia@gmail.com

  • Facebook ícone social
  • Instagram