Buscar
  • Revista Siga

Volta Redonda oferece nova vacina contra meningite


A Rede Municipal de Saúde de Volta Redonda oferece a vacina meningocócica quadrivalente – ACWY em todas as Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família. O Ministério da Saúde atualizou o calendário de imunizações incluindo a vacina, que protege contra quatro sorotipos de meningite bacteriana: A, C, W e Y. Em 2020, a imunização passou a ser disponibilizada pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e a fazer parte do Calendário Vacinal Adolescente.


A vacina quadrivalente deve ser aplicada em adolescentes com idade entre 11 e 12 anos. Mesmo os que tenham recebido anteriormente a vacina MenC (conjugada) ou dose de reforço, desde que respeite o intervalo de, pelo menos, trinta dias, tem que receber a dose. Pais e responsáveis devem procurar a unidade da Atenção Básica de referência e garantir a imunização contra a meningite.


A secretária de Saúde de Volta Redonda, Flávia Lipke, afirmou que a prevenção é sempre o melhor remédio. “É obrigação do poder público disponibilizar as vacinas ofertadas pelo SUS para a população e é dever do cidadão manter a caderneta de vacinação atualizada, principalmente a das crianças e adolescentes”, disse, ressaltando a importância da imunização contra doenças, principalmente, em tempo de pandemia pela Covid-19 e de preservação da capacidade de atendimento da rede de saúde.


De acordo com a secretária, atualmente as Unidades Básicas de Saúde do município também oferecem a vacina contra o sorotipo C, que é indicada para bebês de 3 e 5 meses e com reforço aos 12 meses. “A meningite é uma doença grave e a vacinação é a melhor forma de prevenção contra a doença”, reforçou Flávia.


A DOENÇA – A meningite é uma doença que provoca inflamação das meninges, que são membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, que pode ser causada por vírus ou por bactéria. O risco de contrair meningite é maior entre crianças menores de cinco anos, principalmente até um ano. No entanto, pode acontecer em qualquer idade.


No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica. Casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono-inverno e das virais na primavera-verão.

© 2014-2020 Todos os direitos reservados

Contato​:

Pauta: jornalismosiga@gmail.com

Comercial: sigamidia@gmail.com

  • Facebook ícone social
  • Instagram