Revista Siga
Volta Redonda: Samuca Silva anuncia que não irá disputar a reeleição
‘Minha responsabilidade hoje é salvar vidas e não fazer política eleitoral’, diz Samuca Silva

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, anunciou oficialmente na tarde desta quinta-feira, dia 04, que não irá disputar a reeleição. A decisão foi formalizada em coletiva de imprensa, no Salão Branco do Hotel Bela Vista e pegou muita gente de surpresa, já que a aprovação do prefeito e do governo estão em alta, devido a forma como Samuca está conduzindo o combate ao novo coronavírus na cidade.

O chefe do Executivo explicou que a decisão está baseada em sua formação e convicções políticas de que a reeleição atrapalha a gestão administrativa e fiscal de uma cidade, estado ou país. Além disso, o compromisso do prefeito com a cidade e o empenho em proteger a população e salvar vidas diante da pandemia da Covid-19, foram determinantes. “Minha responsabilidade e compromisso hoje é salvar vidas. Não consigo pensar em política, fazer articulações sabendo que meu povo está morrendo e com medo. Nossa cidade não pode parar, temos que ativar a economia e recuperar os empregos perdidos”, declarou Samuca Silva.
Com a decisão de Samuca, o grupo governista terá outro representante na eleição deste ano. “Teremos candidatura própria do governo. Nosso legado de inovação e transformação da cidade será defendido”, garante Samuca, que afirmou que o indicado ainda será definido. O posicionamento do governo também visa “impedir” que o grupo político que governou Volta Redonda e o Estado do Rio de Janeiro volte ao Palácio 17 de Julho com políticas de “retrocesso”.
Durante a coletiva, Samuca Silva anunciou que não se afastará da política. “Serei candidato em 2022. Não acho justa a continuidade de uma gestão. Acredito que cada um tem seu tempo de contribuição com uma cidade. A minha já fiz. Mas, agora, temos que impedir que o grupo que destruiu Volta Redonda e o Estado do Rio retorne ao poder. Para isso, não irei medir esforços e, por isso, o governo terá uma candidatura própria”.
O legado deixado por Samuca Silva para Volta Redonda, em apenas três anos e meio, serve de exemplo a qualquer administrador público. O mais importante dele, na concepção de um novo modelo político, é o combate a corrupção com a criação de ferramentas de controle como a Controladoria Geral do Município e mudança no modelo de licitações da Prefeitura.
“Desde que assumimos tudo é licitado por meio de pregão, ou seja, melhor preço. Geramos economia de milhões de reais aos cofres da prefeitura. Na gestão passada, que ficou 20 anos no poder, tudo era feito por carta convite e dispensa de licitação com fracionamento de despesa. Isso acabou. Moralizamos a administração pública e recebemos vários prêmios por transparência no uso de recursos públicos”, ressalta o prefeito.
Além disso, a Prefeitura foi encontrada em janeiro de 2017 com dívidas de mais de R$ 1,7 bilhão. Samuca organizou as contas e fez crescer a arrecadação com gestão fiscal, economias e otimização de equipamentos. “Se não fosse isso, não teríamos capacidade de investir, quiçá de realizar a manutenção do município”, destacou.
Plano de Governo de Samuca está 90% concluído
O prefeito Samuca detalhou os principais feitos da administração Avançando com Diálogo e Eficiência, uma vasta lista de obras estruturantes e projetos inovadores que colocaram Volta Redonda na rota do desenvolvimento, da geração de empregos e da modernização. Abaixo, confira alguns dos principais projetos executados no atual governo em apenas 3 anos e meio.
Rodovia do Contorno
Hospital do Idoso
Hospital Santa Margarida
Ônibus Tarifa Comercial Zero
Criação da Controladoria
Restaurante Popular
Concursos Públicos: mais de 1,6 mil vagas
Fim do RPA
Creches em tempo Integral
Reforma do Zoológico
Conclusão da Arena Esportiva
Projeto Escritura Fácil
Nota Fiscal Legal
Novo Sistema na Secretaria de Fazenda
Líder na Geração de Empregos
Novos Parques Ambientais: Jardim Botânico (Ilha São João), Parque Natural, Puris, Ingá
Maior programa de arborização da cidade
Fim do monopólio de Postos de Combustíveis
Rua de Compras
Pólo Metalmecanico
Reforma de mais de 60 escolas municipais
Aumento de mais de R$ 100 milhões na arrecadação